Em nosso próximo encontro do GEPAC iniciaremos a discussão sobre metodologia científica. Consideramos importante rever os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as pesquisas do grupo. Isso nos fortalece e nos permite enfrentar as orientações metodológicas que neste momento são hegemônicas.
Os dois textos que discutiremos situam historicamente as pesquisas que fazemos mostrando o avanço que representam em relação ao projeto da modernidade.
Como diz Veiga-Neto em seu texto não pretendemos dizer que "o pensamento pós-moderno tem uma fórmula mágica para superar nossos problemas atuais"... [Nosso] "objetivo é bastante modesto": nos damos por satisfeitos se pudermos contribuir para que cada um de nós como educadores não aceitemos "automática e silenciosamente, de modo não problemático, as grandes declarações de princípio que vêm há mais de 200 anos, dando sustentação ao mundo moderno e, de certa maneira,contribuindo para justitficar o autoritarismo e a dominação - étnica, religiosa, racial, de gênero etc.- em termo econômicos, culturais, morais, políticos etc.
Uma boa discussão para nós todos...
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