Carla Juliana Galvão Alves é orientanda de doutorado da prof. Drª Geiva e possui graduação em Educação Artística, especialização em Cultura e Arte Barroca e mestrado em Educação.
Atualmente Carla é docente da Universidade Estadual de Londrina, na cátedra de História de Arte. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de artes visuais, formação de professores, compreensão estética, leitura de imagens e Barroco Brasileiro.
Veja, abaixo, o relato de Carla sobre a experiência recente em Portugal:
A viagem teve por
objetivo participar da mesa-redonda intitulada “Patrimônio
e identidade”, com o
tema “O Românico Português”, no evento
“Património e
identidade: os
desafios do turismo cultural e religioso", organizado pela Santa
Casa de Misericórdia
de Ponte da Barca, Portugal. O evento foi realizado no Mosteiro
do Crasto, uma
edificação medieval (sécc.XII) da região do Minho. No dia seguinte à
realização do evento,
a convite e em companhia do prof. Dr. Varico da Costa Pereira,
que participou da
mesma mesa-redonda, pude visitar o Santuário do Bom Jesus
do Monte em Braga,
que está sob sua direção. Tal Patrimônio é uma importante
referência para o
Barroco Brasileiro, mais especificamente para o Conjunto dos
Passos em Congonhas
do Campo, MG, de autoria do Aleijadinho (local que visitamos
anualmente com os
alunos do curso de graduação, como parte da ementa da
disciplina de
História da Arte Brasileira que ministro
no curso de Artes Visuais desde
1998). Recebi ainda
do referido professor dois livros por ele organizados, sendo um
deles intitulado “O Barroco em Portugal e no
Brasil”: uma coletâneas de textos de
autores brasileiros
e portugueses sobre os dois conjuntos
artísticos e arquitetônicos,
que serão de grande
valia para a disciplina que ministro. O
prof. Varico é também
docente do Instituto
Superior da Maia e investigador da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro,
na área de Geografia do Turismo. Ainda por ocasião da viagem,
foi possível conhecer
e fotografar o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que
possui as mesmas
características dos conjuntos já mencionados, assim como a
mesma importância
para os estudos sobre o Barroco
Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário