sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um novo ano de trabalho e possibilidades

Olá, colegas do GEPAC e seguidores estamos retomando os trabalhos em um novo ano com grande expectativa de estudos e pesquisas.Alguns colegas do grupo estão terminando seus trabalhos neste início de ano, enquanto outros estão na dura lida diária de estudo e escrita, outros ainda estão iniciando suas atividades no grupo com grande curiosidade e expectativa.
Para nós coordenadores também todo o iníco de ano é cheio de apreensões e, ao mesmo tempo, de muita satisfação em recomeçar as atividades do grupo.
Neste ano, vamos levar a frente o projeto do blog para divulgação de nossas atividades desde as miudezas do dia-a-dia até as grandes descobertas e comoçoes do grupo.
É com a apresentação da dissertação de Liliam Keidiniz Rabassi, defendida em dezembro, que começamos os encontros do grupo no dia 10 de fevereiro.

Trata-se de um trabalho sobre a influência de uma intervenção pedagógica construtivista sobre a construção da estrutura ritmica binária. A estrutura ritmica binária faz parte de nosso cotidiano, pois grande parte das musicas populares apresentam esta estrutura. A pedagogia construtivista teve como um de seus diferenciais possibilitar aos alunos a tomada de consciência dessa estrutura valendo-se de brincadeiras cantadas de nosso floclore.
Logo, logo postaremos a dissertação de Liliam e vídeos de sua intervenção pedagógica.
Até mais, Geiva      

2 comentários:

  1. Obrigada professora... esperamos que esse ano seja muito produtivo. Parabéns pelo trabalho da Lialiam Rabassi, fico muito feliz pela beleza do trabalho e por poder compartilhar dessa etapa tão especial que é o término de uma dissertação... Um grande abraço!!!

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    1. Oi colega,a apresentação e discussão do trabalho da Liliam foi realmente excelente. Fizemos reflexões importantes sobre o tempo: como o apreendemos ao longo de nossa vida, em especial, nas primeiras fases de nossa vida. Foi muito interessante percebermos que a noção de tempo é trabalhada de forma inversa à sua construção por parte da criança. A escola costuma abordar o tempo a partir de sua métrica, a linearidade dos eventos, enquanto a criança apreende o que é o tempo a partir da sensação e compreensão da simultaneidade dos eventos...Restou-nos a dúvida:como seria uma educação infantil que privilegiasse o sincronismo do tempo antes de sua unidade de medida? Até mais, Geiva

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